Central de Atendimento - Telefone 11 2076-3344 / 0800 166 866

Aquecedor Solar

O sistema de aquecimento solar da Ecal Caldeiras, modelo SAS, é formado por tanque cilíndrico horizontal ou vertical, para armazenamento de água, conjugado a placas coletoras, podendo ser montado com apoio a gás ou elétrico.

As placas coletoras são fabricadas com serpentinas de tubos de cobre aletados, chapas de absorção em alumínio enegrecido com tinta especial, com alto desempenho e durabilidade, caixa de proteção em chapa dobrada de alumínio liso, isoladas termicamente com polipropileno expandido, na parte frontal vidro plano inteiro transparente de 3 mm de espessura, proporcionando boa resistência à quebra, fixado e vedado com borracha especial, de fácil substituição.

Como funciona o aquecedor solar:

O aquecedor solar funciona como uma mangueira escura, exposta ao sol. A superfície da mangueira absorve a luz solar e em particular a radiação térmica, que faz com que a água no seu interior aqueça. O aquecimento solar funciona de acordo com os seguintes passos:

1. Os coletores absorvem a radiação solar através das serpentinas de absorção diretamente transferida para a água.
2. Uma bomba recircula a água entre o acumulador solar, tanque, e os coletores.
3. A energia térmica é então armazenada no acumulador solar.
4. Caso a radiação solar seja insuficiente para aquecer a água, um sistema de aquecimento convencional, elétrico ou a gás, aquece a água acumulada até à temperatura desejada, controlada por um termostato.

O aquecedor solar pode ser aplicado em sistemas de aquecimento de água utilizados em edifícios residenciais, hotéis, hospitais, laboratórios, clubes ou indústrias.

As vantagens do aquecedor solar para o aquecimento de água (central térmica) são:

• Longa vida útil dos sistemas termossolares;
• Baixo custo de manutenção e operação dos sistemas;
• Utiliza o Sol como fonte de energia: gratuita e limpa;

O aquecedor solar proporciona benefícios com a economia dos gastos com a conta de energia elétrica, podendo chegar a 70%, o que propicia um retorno rápido do investimento. Além disso, a instalação de sistema de aquecedor solar valoriza o imóvel.

As capacidades dos tanques de armazenamento podem variar de 500 a 5000 litros em linha normal de fabricação e são construídos em aço carbono ou em aço inoxidável, isolados termicamente, o que garante uma mínima perda de calor.

O aquecedor solar trabalha com pressões estáticas de 5 até 40 mca para os equipamentos de linha normal ou de acordo com a especificação de projeto do cliente.

A Ecal Caldeiras conta com uma eficiente equipe de profissionais responsáveis pela assistência técnica de seus produtos, executando manutenções preventivas e corretivas em caldeiras, sistema de aquecimento conjugado e aquecedor solar, bem como instalações hidráulicas de água quente, fria, vapor e gás.

Conheça a Ecal Caldeiras e sua linha de aquecedor solar!


Outros destaques

Já é nosso cliente ?

Avalie nosso atendimento e dê sugestões !